sábado, 18 de julho de 2009

Minh'alma é triste (fragmento) IV

Minh'alma é triste como o grito agudo Das arapongas no sertão deserto; E como o nauta sobre o mar sanhudo, Longe da praia que julgou tão perto! A mocidade no sonhar florida Em mim foi beijo de lasciva virgem: — Pulava o sangue e me fervia a vida, Ardendo a fronte em bacanal vertigem. De tanto fogo tinha a mente cheia!... No afã da glória me atirei com ânsia... E, perto ou longe, quis beijar a s'reia Que em doce canto me atraiu na infância. Ai! loucos sonhos de mancebo ardente! Esp'ranças altas... Ei-las já tão rasas!... — Pombo selvagem, quis voar contente... Feriu-me a bala no bater das asas! Dizem que há gozos no correr da vida... Só eu não sei em que o prazer consiste! — No amor, na glória, na mundana lida, Foram-se as flores — a minh'alma é triste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário